Você sempre quis aprender o melhor truque de maquiagem para preparar bem a pele, evidenciar os olhos, dar um toque de cor ao rosto e destacar os lábios? Nada melhor do que ter um profissional para ajudar na hora da make, certo? A seguir, Marcos Costa, nosso maquiador oficial, revela dicas de maquiagem para iniciantes.
Make para iniciantes: por onde começar?
Descobrir qual estilo de maquiagem mais combina com a sua personalidade e jeito de se vestir, assim como entender qual é seu tipo e tom de pele é etapa fundamental para conseguir fazer as melhores escolhas e obter resultados satisfatórios na maquiagem.
1]. Conheça seu estilo
Antes de começar a se aventurar pelo mundo da make para iniciantes, Marcos Costa ressalta que você precisa conhecer o próprio estilo: “Avalie, por meio de suas roupas e seus gostos, se você faz a linha mais casual, clássica, moderna ou marcante (você pode ser isso tudo, dependendo da ocasião).”
2. Descubra seu tipo de pele
Feita a autoavaliação de estilo, o próximo passo é saber qual seu tipo de pele. Ela pode ser seca, oleosa ou mista. A pele seca é aquela que tem aparência áspera e sem brilho. Já a pele oleosa tem poros dilatados e brilho intenso.
Por sua vez, a pele mista, como o próprio nome diz, é um tipo de pele que apresenta oleosidade na zona T (testa, nariz e queixo) e ressecamento nas demais áreas. Fique de olho nos rótulos das embalagens para saber qual produto é ideal para seu rosto. Aqui você aprende os cuidados necessários para cada tipo de pele.
A mesma orientação vale para a escolha dos cosméticos usados na rotina de skincare. Quando específicos para cada tipo de pele, eles contribuem para o alcance do equilíbrio da derme. Isso proporciona melhores resultados na preparação da cútis durante a maquiagem, que vem logo na sequência.
Como fazer uma boa maquiagem?
A preparação da pele exige uma sequência simples de passos: escolher a base que melhor se acomoda ao seu tipo de pele, definir um tom de corretivo que cubra marcas e manchas e finalizar com um pó compacto que sela a make, garantindo longa duração e controle da oleosidade.
3. Base como protagonista
Comece pela base. O produto é responsável por uniformizar o tom da pele e cobrir leves imperfeições no rosto. Segundo Marcos Costa, o cosmético é o mais importante da maquiagem e deve ser escolhido de acordo com o tipo e o tom de pele. Lembre-se de testar no rosto, nunca no pulso. Aplique-a com o Pincel Base e Corretivo, de Aquarela, sempre com movimentos ascendentes e contínuos. Atenção para a quantidade de produto, use apenas o suficiente para cobrir o rosto todo.
4. Dê adeus às olheiras e manchinhas
Chegou a hora do truque de maquiagem para olheiras. Para disfarçar manchas e olheiras, use um corretivo. O cosmético precisa ser da cor da base e deve ser aplicado com o dedo, dando leves batidinhas e respeitando a musculatura do rosto. O maquiador afirma que, se você não tem olheiras e manchas, não precisa utilizá-lo, pois, dependendo da superficialidade desses aspectos, a base já é o suficiente.
5. Drible a oleosidade
O próximo produto do kit para iniciantes é o pó compacto. Ele vai suavizar a pele e evitar os pontos de oleosidade. Por isso, é indicado para quem tem pele mista ou oleosa. Opte por um pó que seja da cor da base, de preferência. Para a aplicação, utilize o Pincel Pó e Blush, de Aquarela, com cerdas compridas e macias, além de formato arredondado.Na hora de aplicar, faça movimentos circulares ascendentes, como se estivesse varrendo o rosto”, ensina o maquiador.
DOWLOAD HERE